CAPA     NOTÍCIAS      FOTOS     VÍDEOS    CLASSIFICADOS    CONTATO

        

Categorias
 

Goiás passa a contar com instituto agropecuário e econômico

 

 “O Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) será a melhor entidade econômica e agropecuária do Brasil”, enfatizou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, nesta terça-feira (30), durante lançamento oficial na sede da Federação, em Goiânia (GO). Ao lado de membros da diretoria, Schreiner apresentou a representantes ligados ao setor econômico e agropecuário de Goiás, as funções e os objetivos do instituto, além de como será desenvolvido o trabalho que contribuirá para o fortalecimento da economia do estado. “Vamos ampliar e levantar dados, informações, estudos e pesquisas do setor agropecuário goiano e do Centro-Oeste”, destacou.

Fundado pela Faeg, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja Goiás), o instituto veio para suprir a falta de dados, informações e estudos confiáveis mais ágeis para que o produtor rural possa tomar suas decisões com base em estudos do setor. “Números, estudos e pesquisas são extremamente importantes para o setor agropecuário. O Ifag nasce da ideia de levantarmos dados econômicos, estatísticos para que o agro possa avançar em várias áreas do setor produtivo”, disse.

Análise de mercado

No que diz respeito às análises de mercado, o Ifag trabalhará na elaboração de estudos e pesquisas para auxiliar o setor agropecuário de Goiás. “Inicialmente, trabalharemos no levantamento de cotações dos principais produtos agropecuários de Goiás, no cálculo do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), levantamento dos custos de produção dos principais produtos agropecuários desenvolvidos em Goiás, dados do mercado atacadista e varejista dos principais produtos derivados do setor agropecuário, entre outros”, destacou o gerente de Estudos Técnicos e Econômicos da Faeg, Edson Novaes.

Em outra parte, o instituto elaborará boletins de mercado agrícola e pecuário, além de estudos e preparação dos perfis agropecuários dos municípios goianos, entre outros. “Os dados serão divulgados por meio de relatórios produzidos diariamente, semanalmente e mensalmente por uma equipe técnica qualificada, atuando para a elaboração dos estudos e pesquisas”, disse Novaes.

 

O que é o Ifag?

O Instituto para Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, tendo como entidades fundadoras a Faeg, Senar Goiás e Aprosoja Goiás. Tem por objetivos promover estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, inovação, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito ao agronegócio, além da elaboração de estudos, diagnósticos setoriais, locais e regionais. O instituto destacará os aspectos econômicos, técnicos, sociais, políticos e institucionais, além do desenvolvimento e execução de projetos e programas de assistência técnica e extensão rural.

 

Programa social

As atividades do Ifag também visam o lado social, por meio da ‘Casa de Apoio à Saúde Rural’. O espaço oferece amparo à população no momento em que necessitam de tratamento de saúde na capital. A casa proporciona, de forma gratuita, serviços de qualidade, tanto para o hóspede e seu acompanhante, podendo permanecer no local por tempo indeterminado.

Texto: Nayara Pereira   Fotos: Fredox Carvalho

Fonte: Senar Goiás

 

Aporé em Foco |  Todos os Direitos Reservados, Lei de Imprensa, nº 5.259/1967.