CAPA     NOTÍCIAS      FOTOS     VÍDEOS    CLASSIFICADOS    CONTATO

        

Categorias
 

MEC autoriza a criação de 11 novos cursos de medicina

MEC autoriza a criação de 11 novos cursos de medicina

 O Ministério da Educação (MEC) autorizou hoje (1) a abertura de 11 novos cursos de medicina. Serão oferecidas 710 vagas. O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou em entrevista que nos próximos dias, mais 25 municípios terão cursos autorizados. A expectativa é de que ao fim do processo sejam concedidas 36 autorizações, ofertando 2,3 mil vagas.

Os cursos devem iniciar suas atividades ainda em 2017 e estão concentrados no Sul e Sudeste do país. De acordo com o MEC, nas próximas concessões devem entrar também universidades nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Para que as autorizações fossem dadas de fato, o MEC fez uma consulta ao Ministério da Saúde a fim de identificar quais municípios estavam prontos para receber novos cursos. Foram levados em consideração critérios como a necessidade da região, a infraestrutura da instituição e a relação do número de médicos por habitantes.

A cidade deve contar ainda com um hospital que disponibilize um número acima de 80 leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) e que disponha de um hospital exclusivo para ensino. O ministro Mendonça Filho ressaltou que garantir a qualidade e a oferta de vagas para os municípios mais distantes do país é um dos principais desafios na formação de médicos no país. 

Fonte: O Hoje 

 

Aporé em Foco |  Todos os Direitos Reservados, Lei de Imprensa, nº 5.259/1967.