CAPA     NOTÍCIAS      FOTOS     VÍDEOS    CLASSIFICADOS    CONTATO

        

Categorias
 

DIU passa a ser oferecido em maternidades de Goiânia

 Goiânia será a primeira capital nacional a receber equipes do Ministério da Saúde para a capacitação de médicos e enfermeiros que atuam nas maternidades públicas do Estado na instalação de Dispositivos Intrauterinos (DIU). Além da aplicação nos postos de saúde, já prevista, espera-se que em breve o DIU também esteja disponível nas maternidades para aplicação após o parto ou para procedimentos pós-aborto.

O Hospital e Maternidade Dona Íris, unidade da Prefeitura de Goiânia, é quem sedia o treinamento que deve durar dois dias, nesta quarta (2) e quinta-feira (3). Ademais de ser o anticoncepcional de maior popularidade no momento, no Brasil o DIU ainda é pouco conhecido. O DIU de cobre já é oferecido nos postos de saúde de Goiânia a mulheres que manifestam seu interesse pela técnica durante reuniões de planejamento familiar.

De janeiro a junho deste ano, foram aplicados 489 dispositivos nas unidades básicas de saúde do município. A expectativa para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a ampliação de aplicações do dispositivo é de que seu uso aumente. O método deve estar disponível a partir desta sexta-feira (4).

Em casos de aborto espontâneo ou induzido, o DIU deverá ser colocado de imediato, caso não haja infecção e a mulher deseje utilizar o método. Considerado um método contraceptivo de longa duração e de alta eficácia, o DIU tem duração de 10 anos, segundo o Ministério da Saúde, e é reversível a qualquer momento. 

Fonte: O Hoje 

 

Aporé em Foco |  Todos os Direitos Reservados, Lei de Imprensa, nº 5.259/1967.